Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Concursos Públicos

"Somente o Necessário e sem exceção"

há 5 anos

Os concursos públicos voltam a abrir vagas e a novela está longe de terminar.

Após pronunciamento do Ministro Paulo Guedes, o mundo dos concursos públicos ficou mais apreensivo com a possibilidade de seu fim. Esse fato já foi descartado com o anúncio de novos concursos. A PF e PRF já solicitaram concursos públicos em 2019. A PRF pediu 4.435 vagas para cargos dos níveis médio e superior.

A PF ainda não confirmou o quantitativo de vagas, bem como o detalhamento dos cargos. A expectativa é que esse pedido contemple diversos cargos além da área administrativa.⠀

CAUTELA DO GOVERNO NOS ANÚNCIOS DE VAGAS⠀

O Governo de Jair Bolsonaro age com cautela, vez que a principal meta é a contenção de gastos pela máquina pública. Porém, no tocante à abertura de vagas no serviço público, essa conta ainda está longe de fechar, já que o déficit, somente da PRF e de acordo com a corporação, já é de 8.395 profissionais.

Nesse aspecto, existem muitos órgãos que necessitam de concurso público ainda para o ano de 2019. São eles: PRF, PF, Depen, Banco Central, Agência Nacional das Águas (ANA), Agência Nacional do Cinema, Agência Nacional de Transportes Terrestres, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), CGU, Funai, CVM e INSS.

SÃO MAIS DE 18 MIL VAGAS A SEREM PREENCHIDAS

O déficit no funcionalismo público chega a 18.823 vagas e, por mais que o Presidente e o Ministro da Pasta Econômica digam que não, a necessidade de pessoal vai além de qualquer plano imediato de contenção de gastos e, segundo os especialistas, a área que mais vai abrir concurso é a área de segurança pública, por conta de operações nas fronteiras de combate às drogas e operações de combate à corrupção.

Mal estava eu terminando de digitar esse parágrafo, deparo-me com uma notícia animadora: “EDITAL do Instituto Federal abre inscrições para nível médio e superior! Até R$ 9.600,92”, o que reacende a esperança de muitos que desejam ingressar no funcionalismo público e reforça a tese de que os concursos públicos estão longe de acabar.

Por: Dr. Glauber Nunes

  • Sobre o autorEntregando Segurança Jurídica para Pessoas e Negócios!
  • Publicações158
  • Seguidores275
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações117
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/concursos-publicos/724152938

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)